quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A baronesa

Resumo:
A história se passa em Ipanema, e conta sobre a morte da Baronesa Clementina, que vivia na casa do senador desde o falecimento do seu marido. Ela era dona de muitas posses, de muitas jóias, tinha caixas de madrepérola onde guardava fitas e broches de antigamente.
Em um dia, seu sobrinho neto Luis, foi avisado pelo senador que Dona Clementina, havia morrido e logo tratou de avisar para Renato do fato ocorrido.
Eles fizeram de tudo para serem os primeiros a chegar à casa de sua tia avó, mas não era para ver o corpo, mas sim para pegarem as jóias que ela possuía, antes dos outros familiares, que também eram interessados.
Renato aproxima-se da cama, pois queria analisar objetivamente aquela massa inerte, mas divide-se entre sentimento e análise, afinal era sua tia-avó. Mas o aparente carinho que ele demonstrava ter, se tornou na vontade de pegar as jóias que ainda restavam.
A cabeça da Baronesa estava um pouco erguida sobre o travesseiro, apenas as mãos esticadas, “não havia sangue, só ossos, não havia carne, só ossos, um maço de ossos por cima do sommier azul-celeste”.
Enfim, Renato pega os brincos, e vai para o banheiro fazer a partilha com Luis. Assim acabou o Segundo Reinado.

Personagens:
Os principais personagens eram a Baronesa Clementina, uma pessoa de muitas posses e jóias, Luiz era hóspede da casa que ela morava e seu sobrinho neto, e Renato também era sobrinho neto e estavam interessados nas jóias.

Análise:
Nesse conto podemos perceber que após a morte de Baronesa Clementina, seus familiares estavam interessados somente nas riquezas que ela poderia ter deixado. O sentimento de tristeza, de carinho que eles tinham que ter, acabou se transformando na vontade de pegar as jóias.
A linguagem usada é coloquial com o emprego de algumas gírias da época “visp 'rou, bateu o 31, esticou”.
Praticamente em todo o texto é relatado a disputa, a ganância, o enteresse pelas jóias da morta Baronesa.

Isa Pantolfo e Marina Cançado

Nenhum comentário:

Postar um comentário