quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Miguel e seu furto

Resumo: O conto “Miguel e seu furto!”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em Contos de aprendiz, dialoga com a 2ª fase da produção modernista por apresentar abordagens de fatores sociais como definidores do comportamento do protagonista. Nesse conto, narrado em 3ª pessoa, o narrador nos conta a historia de um menino pobre e humilde que vivia as custas de um tio que sobrevivia através de contrabandos e de um irmão jogador. Depois de ler reportagens sobre roubos no jornal local, Miguel decide que irá fazer o mesmo, e opta por roubar o mar. Ele executa o plano e transforma o mar em um ponto turístico, passando a investir nele. Ao final, o mar é tomado novamente pelo povo e Miguel começa a colecionar conchinhas para ter lembranças da parte da sua vida que ficou marcada.

Personagens: Miguel - Personagem principal. Nasceu no meio de muita confusão, teve grande experiência de vida, seu rosto era radioso, ele era determinado, inteligente e tranqüilo.

Tio de Miguel -> Ficou rico com o contrabando e sustentava Miguel

Irmão de Miguel -> Jogador

Operários -> trabalhavam e ajudavam Miguel com o mar.

Análise: A temática do conto de Miguel é baseada na solidão do personagem que, mesmo sendo uma boa pessoa, buscou preencher esse vazio com uma riqueza, que ele conseguiu através do furto do mar, que era a única coisa que ainda não tinha sido roubada. Ele foi um menino que cresceu no meio de furtos do seu tio e viu o seu enriquecimento, com isso Miguel dizia: “nascemos proporcionais as nossas ações”, ou seja, Miguel viu seu tio enriquecer ilegalmente e cresceu vivendo essa realidade. Miguel por viver no meio de contrabandos, via furtos a todo o momento ao seu redor, com isso chegou a conclusão que só uma coisa não havia sido roubada ainda que fosse o mar, então Miguel faz tipo um Resort e aproveita das coisas da natureza para ganhar dinheiro. Esta atitude de Miguel é errada, pois já que as coisas são da natureza, as pessoas não tem direito de usá-las para ganhar dinheiro. Miguel aumentou as tarifas aduaneiras 25% para a remodelação do mar, prometeu novos peixes e perolas aos pescadores, dava trabalho a inúmeros operários nas obras de remodelação e os pegava com um salário radioso, que era o seu sorriso. Miguel ao usar essas coisas como um jeito de se enriquecer, não pensava nos outros, pois cobrava das pessoas para apreciar as benfeitorias da natureza e para os seus inúmeros operários contratados ele não os pagava., ou seja, pensava e queria cada vez mais as coisas só para ele. Ele conseguiu preencher esse vazio, mas por pouco tempo, pois depois ele perdeu o mar e só lhe restava boas lembranças que ele irá carregar em sua mente e com as conchas que ele juntou.

Augusto Alves e Lucas Vinício

Um comentário:

  1. Li o livro de Drummond de Andrade "Contos de Aprendiz"

    O Conto "Miguel e seu Furto" fala de diversos enganos

    no começo quando Miguel acha no châo diversas manchetes de jornais:

    (Estudo português, sou espanhol, e nâo entendo bem o sentido desses enganos)

    o conto do bilhete premiado: este o entendo, aqui na Espanha

    chamamos o timo da estampita - estafa de billete de lotaria premiado

    mas, na realidade o bilhete é falso. Penso que no Brasil "o conto de bilhete premiado"

    quer dizer isso.


    Fala de outro engano: "O conto da televisâo"

    Este nâo o entendo bem. Talvez alguém é enganado num concurso de televisâo?


    E finalmente "O conto da francesa"

    Este nâo o entendo. Talvez alguém pede dinheiro para um familiar que tem longe

    (por exemplo na França)

    Muito obrigado pela sua atençâo

    Valentín

    meu mail é valentinduque@hotmail.com

    ResponderExcluir